segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Encontro das Pequenas em BH

O mundo gira, cada um vai para um canto e, quando a gente percebe, acabamos nos distanciando de pessoas muito queridas. Felizmente, nunca é tarde para recuperar o tempo perdido. Na faculdade, éramos um grupo de nove amigas, as "pequenas", que andavam sempre juntas. Algumas mudaram de BH, outras por aqui ficaram, mas nunca mais fizemos uma reunião. O revival começou através de contato via Facebook com a amiga Paula Amaral, que mora em Brasília. Prometi no Mural de Recados cozinhar para ela e para as outras pequenas... Fizemos um ensaio do grande encontro no dia 7 de setembro, e marcamos a data do oficial para o dia 26 de setembro. Foi uma delícia!! Pena que três não puderam participar, mas deu para matar saudade e colocar o papo em dia.

Para essa ocasião especialíssima, fiz para as meninas o famoso sanduíche francês, croque monsieur, com receita do Claude Troisgros. Existem algumas variações. O Olivier Anquier, por exemplo, faz o croque com brioche, ao invés de pão de forma, e usa um creme de ovos e creme de leite, no lugar do molho branco. Faça a receita que você achar melhor. De sobremesa, crumble de morangos do Technicolor Kitchen, servido com sorvete de creme. Novamente, o crumble pode ser feito com diversas frutas, como pera, maçã, nectarina. Use a imaginação.

Croque Monsieur


(para uma pessoa)

Ingredientes:
2 fatias de pão de forma
100g de molho bechamel
1 fatia de presunto cozido
1 fatia de queijo gruyere ou tipo suíço
50g de queijo tipo suiço ralado

Modo de fazer:
Tostar o pão de forma de um só lado. No lado branco, passar molho bechamel e colocar uma fatia de presunto cozido e uma fatia de queijo gruyere. Cobrir com molho bechamel e queijo suiço ralado. Gratinar no forno a 180º por 10 minutos.

Molho bechamel
Ingredientes:
30g de manteiga
30g de farinha de trigo
375 ml de leite
Noz moscada
Sal
Pimenta

Modo de fazer:
Derreter a manteiga e acrescentar a farinha de trigo. Deixar cozinhar por 5 minutos, misturando sempre. Adicionar o leite fervendo, deixar cozinhar até engrossar. Temperar com sal, pimenta e noz moscada.



Crumble de morango


(para duas pesssoas)

Ingredientes

185g de morangos, sem os cabinhos e cortados ao meio no sentido do comprimento
1 colher (sopa) de açúcar refinado
½ colher (sopa) de suco de limão siciliano – usei limão verdinho
3 ½ colheres (sopa) - 49g - de manteiga sem sal, gelada e picada
½ xícara + 1 colher (sopa) - 80g - de farinha de trigo
3 ½ colheres (sopa) - 42g - de açúcar refinado
1 pitada de sal

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 180°C.
Unte com manteiga dois potinhos refratários com capacidade para 1 xícara (240ml) cada. Divida os morangos entre eles, salpique cada um com ½ colher (sopa) de açúcar e regue com o suco de limão.
Coloque a manteiga, a farinha, o açúcar e o sal numa tigela e, usando as pontas dos dedos, vá unindo a manteiga aos ingredientes secos, até obter uma farofa grossa. Espalhe esta farofinha sobre os morangos, coloque os potinhos numa assadeira e leve ao forno por 25-30 minutos ou até dourar. Sirva morno com creme de leite fresco, iogurte natural ou sorvete de creme.

12 comentários:

Dri disse...

Eu amei a comida e a companhia. E AMO a dona deste blog. Beijos, querida.

Clara Bello disse...

Foi ótimo!!! Amo você também, Didi!

Flávia Bandeira disse...

Ah, Claire, estava tudo muito bom, o reencontro e seus quitutes deliciosos. Parabéns, bela recepção!

Anônimo disse...

assisti ainda esses dias o filme "so complicated" e descobri o Croque Monsieur. To doida pra fazer, acho que essa semana ainda vai sair. Volto pra contar se deu certo! Boa semana!

Clara Bello disse...

Band, querida, obrigada, temos que combinar de fazer isso mais vezes... Beijo!

Clara Bello disse...

Ei, Ligia, o croque é muito bom, e simples de fazer. Volte mesmo para contar se a receita fez sucesso. Abs.

Rita Lopes disse...

volta, mamãe!

Ana disse...

Olá. Gosto muito do teu blog. Partilhei uma das tuas receitas no meu blog (que fiz nos meu anos). O post tem os devidos créditos, mas se houver algum problema diz.

Podes vê-la em http://azimute44.blogspot.com/2011/01/trouxinhas-de-brie-com-geleia-de-frutas.html

=)

Julia Bello disse...

Oi gente!

Sou irmã da Clara e depois que ela engravidou da Maria, nunca mais foi a mesma! Filho suga a energia da gente né? Está faltando energia para cozinhar e escrever aqui no blog, mas tenho esperança de que quando a minha sobrinha nascer,a Clara volte a ser a mestre-cuca de antes...

Um beijo,

Julia.

Marcus "Whitecast" Correa disse...

Poxa! agora que eu conheci o blog é que vi que ela ta parada a um tempao! Que pena!
Adoro todas as receitas! :-\

Espero que a Clara tenha tido um parto otimo (se ja nao teve) e que volte logo!
Marcus

Lili Paulucci disse...

Oi Clara! Descobri seu blog hoje e já vim aqui escrever que fiquei triste por você ter parado de escrever, e vi o comentário de sua irmã Julia!

Volte logo, você escreve muito bem e suas receitas dão água na boca!

Beijinhos

eotica.com.br disse...

Bom dia Clara, tudo bem?

Eu me chamo Camila. Ao fazer algumas pesquisas pela internet acabei me deparando com o teu blogue e preciso confessar que o achei muito interessante!! Muito boa a forma como você se comunica, seja pelas imagens ou seja pelos textos.

Neste caso, eu gostaria de convidá-la para colaborar conosco. Eu trabalho em uma ótica online cuja base é localizada em São Paulo - eotica.com.br - você conhece?! Os produtos são de ótima qualidade, mas os preços são variados, depende do gosto de cada um. Entendo que os assuntos com que lidamos não caminham necessariamente juntos, mas isto é muito importante para nós.

Eu lhe ofereço um voucher com valor de R$25,00 para serem gastos na compra de qualquer produto da loja virtual. Como forma de troca eu gostaria que fosse feito um Post contando sua experiência de compra, ou no caso de você preferir guardar o voucher apenas contando sua impressão geral sobre a loja.
Caso você tenha alguma idéia, pode me falar que estou aberto para a troca!

Dê uma pensada e me diz o que você acha.
Espero tua resposta, ok?
Beijos,
--
Camila Prado
camila@eotica.com.br
http://www.eotica.com.br/

Postar um comentário