domingo, 30 de maio de 2010

Pão e Cerveja!

Quem acompanha este blog já deve ter reparado que as cervejas especiais são assunto recorrente por aqui. Apesar de gostar muito de um bom vinho, o mundo maravilhoso da cerveja tem se descortinado para mim, possibilitando experiências sensoriais e gastronômicas fantásticas. Por isso, e também por perceber em conversas com amigos e familiares que o desconhecimento a respeito desse mundo é quase total, estou fazendo coro às dezenas de pessoas que buscam divulgá-lo e torná-lo acessível ao grande público.

Grandes passos têm sido dados nessa direção, especialmente através do programa “Pão e Cerveja”, da rádio CBN, capitaneado pela jornalista Fabiana Arreguy. Ontem o programa comemorou seu primeiro ano no ar e fez sua primeira edição ao vivo, com duas horas de duração, transmitida diretamente da nanocervejaria Kud Bier, no Jardim Canadá.


Os convidados especiais prestaram um enorme serviço à cultura cervejeira, abordando pontos importantes como o que caracteriza uma cerveja especial, o mercado para essa bebida no Brasil, e também um pouco de história e polêmica. O mito de que cerveja engorda foi desfeito, e muito se falou da coluna do jornalista Renato Machado na CBN, que em 29 de abril comparou cerveja e vinho à luz das harmonizações gastronômicas. Para saber mais, veja o post “Cerveja e Vinho – Inimigos Mortais?”, publicado no Beer Architecture, primeiro blog do Brasil a se dedicar exclusivamente à cerveja.

Depois que o programa acabou, o maridão e eu corremos para a Kud Bier, onde a festa organizada pelo Frei Tuck Slow Beer e animada pelo excelente Clube do LP já rolava desde o meio-dia.


Posso dizer que adentramos no paraíso das cervejas especiais. Vários filiados à AcervA Mineira (associação de home brewers) participaram do evento com suas maravilhosas criações.

                       Cervejaria Jambreiro, que tem a simpática cachorrinha Nina como mascote

                                         Bruno e Humberto, mestre cervejeiro da Jambreiro

                                                           Cerveja Artesanal VINIL


                 Felipe Viegas, da Taberna do Vale, com uma seleção de cinco cervejas da casa


                                                                           VMBeer

                                                                               Rugbeer

                                                                            Essebier

                                 Seleção da Acervaço, da turma de cervejeiros do Vale do Aço

Tudo isso foi acompanhado de deliciosa comida alemã. O salsichão provolone com salada de batatas, chucrute e mostarda, e o mexidão alemão estavam sensacionais.

                             Salcichão foi acompanhado das ótimas Falke Pilsen e Falke Weiss

                                                        O mexidão e a Falke Red Baron

Conhecemos e conversamos com gente muito bacana, como a Fabiana Arreguy, apresentadora do "Pão e Cerveja" e as meninas da Confece - Confraria Feminina de Cerveja. Há pouco mais de três anos elas se reúnem mensalmente para degustar e estudar os diversos tipos de cerveja.



Parabéns aos organizadores e a todos que participaram do evento que, espero, se repita em breve!

2 comentários:

Ludfonttainha disse...

Clara, foi um prazer conhecer vc!
Vamos trocar muitas figurinhas e divulgar o prazer e a arte de tomar boa cerveja!
Um grande abraço!
Ludmilla Fonttainha - Confece

Clara Bello disse...

Ei, Ludmilla, obrigada, também gostei muito de conhecê-las. Estamos juntas nessa!! Um abraço para você e para toda a turma da Confece.

Postar um comentário