segunda-feira, 5 de abril de 2010

Atenção!!! Alimentos também explodem no forno a gás

Acho que todo mundo já ouviu falar que alimentos podem explodir dentro do microondas. Aqueles que possuem pele ou membrana protetora, como batata, berinjela ou tomate devem ser furados com um palito ou garfo para permitir a saída de vapores.

Tardiamente descobri que isso vale também para o forno a gás. No último sábado tive uma desagradável surpresa quando duas berinjelas que assavam no forno explodiram. O pior não foi o susto das bombas de Hiroshima e Nagasaki explodindo, mas o que virou o forno. Não tinha nem um centímetro sem um pedacinho de berinjela! O desgosto foi tanto que na hora não deixei o marido tirar uma foto para mostrar aqui o estrago.

Portanto, lembrem-se de fazer alguns furos, porque a berinjela fica igualzinha a uma panela de pressão. E o vapor tem que ser liberado de algum jeito.

5 comentários:

Rita Lopes disse...

clara! bombas de efeito imediato e baratíssimas! que perigo! rsrsrsrs... queria ver o forno...

Clara Bello disse...

Rsrsrs. Depois me arrependi de não ter deixado o Bruno tirar a foto.. Ela seria muito educativa. Rsrsrs.

Eduardo Tristão Girão disse...

Clara,

só faço meu babaghannouj assando as berinjelas direto na chama do fogão, sobre as trempes. Além de não precisar furá-las, ganham aroma e sabor defumados. Já tentou?

Abraços.

Clara Bello disse...

Pois é, Eduardo. Na receita original dizia para fazer dessa maneira, mas achei mais prático assar no forno. Da primeira vez deu certo, mas tem essa questão do toque defumado, que não se consegue no forno. Na próxima, seguirei as suas recomendações, obrigada!

Clara Bello disse...

Obrigada pelas dicas, Eduardo! Vou fazer assim e depois conto o resultado.

Postar um comentário