sábado, 6 de fevereiro de 2010

Top Chef

Acabei de assistir a estréia da quarta temporada do meu programa de culinária favorito: Top Chef, transmitido pelo canal Sony. Pena que passa aqui com um atraso enorme! Nos EUA, o programa já está na sexta temporada. Apesar de a fórmula lembrar o Hell´s Kitchen do Gordon Ramsey, é centenas de vezes melhor. É tão bom que a Ana Maria Braga tentou copiar, com o quadro Super Chef.


No Top Chef, 16 candidatos disputam o título de Top Chef e 100 mil dólares em dinheiro para começar seu próprio restaurante. As provas consistem em cozinhar, em determinadas condições e num determinado (e curto) espaço de tempo, pratos interessantes, criativos e inovadores. Em sua maioria, os concorrentes já trabalham em restaurantes de renome, alguns têm seus próprios restaurantes, uns com formação culinária, outros sem.

O júri fixo é presidido por Tom Colicchio, famoso chef americano, e há sempre um jurado convidado. Todos os episódios têm um tema e o mesmo formato: há uma prova chamada Quickfire Challenge, em que os concorrentes têm que trabalhar com limitação de tempo, de orçamento, de ingredientes e de técnicas, o que torna tudo mais difícil e interessante. Neste primeiro desafio ninguém perde nada, mas o vencedor ganha imunidade e não pode ser eliminado no grande desafio do episódio.


O Desafio de Eliminação é mais complexo. Mantém-se fiel ao tema do episódio, mas há mais tempo, mais orçamento e, por vezes, trabalho em equipe. As provas vão desde organizar o buffet de um casamento (de um dia para o outro!) a preparar um jantar de seis pratos para uma celebridade e seus convidados, ou até mesmo cozinhar com os ingredientes mais estranhos. Ganha a criatividade, a boa execução e a bela apresentação.


O programa não ensina a cozinhar, mas mostra formas de ser criativo e inovador, com os mesmos ingredientes de sempre ou com ingredientes que nunca sonhamos utilizar. O legal é que cada temporada é gravada em uma cidade diferente. A terceira foi em Miami, e esta está sendo em Chicago. No site oficial você encontra informações sobre todas as temporadas e muitas receitas, algumas delas fáceis de executar, como a Sopa de Cenoura e Gengibre do próximo post.

TOP CHEF - QUARTA TEMPORADA
Horário: aos sábados, às 13h, no canal Sony (reprise à meia-noite)

Nenhum comentário:

Postar um comentário