terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Quem quer pão?


Vamos combinar que pão é uma das melhores coisas já inventadas pelo homem. Fazê-lo em casa então, e sentir aquele cheirinho gostoso quando ele está assando, não tem preço. Quer dizer, tem sim. Se você comprar uma máquina de pão, vai ter tudo isso com o mínimo de esforço e trabalho. Isso porque essa maravilha da tecnologia moderna faz tudo: é só colocar os ingredientes na fôrma, que a máquina sova a massa, deixa descansar, sova novamente, deixa crescer, e assa o pão.

Tive a felicidade de ganhar uma de casamento, e recomendo muito. A minha é da marca Britânia, mas existem várias outras opções no mercado.


A máquina já vem com um livrinho de receitas, mas eu comprei “O livro dos pães”, de Sara Lewis, editado pela Larousse, que promete ser “o guia definitivo para fazer pães manualmente ou na máquina”. Ele traz mais de 75 receitas de pães doces e salgados para todas as ocasiões, todas com instruções fáceis de seguir, tanto para fazer à mão quanto na máquina.


É claro que fazer o pão manualmente é uma delícia, sentimo-nos verdadeiros alquimistas ao ver aquela bola redonda de massa triplicar de tamanho. Se você tem tempo de sobra, sugiro que faça essa experiência um dia. Mas se você é uma dona-de-casa moderna que não tem três horas disponíveis para a tarefa, vá de máquina mesmo!

Esta semana fiz pão de iogurte, mel e semente de erva-doce, uma das receitas do livro que citei, e ficou uma delícia. É ótimo para o café, servido simplesmente com manteiga ou uma geléia. Confira a receita no próximo post.

E aproveite, porque “O livro dos pães” está saindo a R$ 9,99 na Americanas.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário