quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Pão de iogurte, mel e semente de erva-doce

(rende 1 pão de 1 kg)

Ingredientes
500 g (4 1/2 xícaras) de farinha de trigo
2 colheres de sopa de manteiga
1/2 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de sementes de erva-doce, grosseiramente trituradas
1 1/4 colheres de chá de fermento seco instantâneo
4 colheres de sopa (1/4 de xícara) de mel grosso
150 g (1/2 xícara cheia) de iogurte natural integral, sem açúcar
200 ml (1 xícara rasa) de água

Para fazer manualmente
Coloque a farinha em uma tigela grande, acrescente a manteiga e friccione com as pontas dos dedos até que a mistura fique com aparência de migalhas de pão finas. Mexendo, acrescente o sal, as sementes de erva-doce e o fermento. Adicione o mel e o iogurte e, gradualmente, água morna suficiente para formar uma massa macia.

Sove bem sobre uma superfície levemente enfarinhada por 5 minutos, até que a massa fique macia e elástica. Coloque a massa de volta na tigela, cubra com plástico filme besuntado com óleo e deixe em local quente para crescer por 1 hora ou até que a massa fique com o dobro do tamanho.

Coloque a massa de volta sobre a superfície levemente enfarinhada e sove bem. Enrole formando uma bola grande, coloque em uma assadeira untada e faça cortes cruzados sobre a massa. Cubra com plástico filme besuntado com óleo, sem apertar, e deixe em local quente por 45 minutos ou até que a massa cresça pela metade novamente.

Retire o plástico filme, salpique com um pouco de farinha e asse em forno pré-aquecido a 200ºC por 30 a 35 minutos, até que o pão cresça bem, fique dourado e pareça oco ao receber leves batidas com as pontas dos dedos. Verifique depois de 15 minutos e cubra com papel alumínio, se estiver dourando demais.

Segurando a fôrma com luvas térmicas, solte o pão com uma espátula. Transfira para uma grade de metal, para esfriar.

Para fazer na máquina
Tire a fôrma de dentro da máquina, encaixe o batedor e coloque a água fria, o iogurte, a manteiga e o mel. Com uma colher, coloque a farinha por cima, depois o sal e as sementes de erva-doce. Com o dedo, faça um pequeno furo no centro da farinha e coloque o fermento dentro dele.

Insira a fôrma na máquina. Feche a tampa e selecione o programa de pão branco básico, tamanho extragrande (1kg), assar, e a cor da casca de sua preferência. Aperte o botão 'iniciar'.

Ao final do programa, retire e fôrma de dentro da máquina usando luvas térmicas. Solte o pão com uma espátula de plástico e vire-o sobre uma grade de metal. Deixe esfriar por 20 minutos antes de cortar.


2 comentários:

lu brigida disse...

clarinha, seu blog tá enchendo os olhos, ou melhor o estômago...rsrsr,parabéns. deixei um recadinho lá no post do oratório também.

Clara Bello disse...

Obrigada, Lulu!

Postar um comentário