quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Cupcake x Muffin

Tradicional nos Estados Unidos há tempos, o cupcake, aquele bolinho fofinho e gostoso com creme em cima, foi descoberto recentemente pelos brasileiros. Mas muita gente confunde o cupcake com o muffin, e definitivamente não é a mesma coisa. Veja a matéria do IG que explica a diferença e as origens dos dois, e aborda a febre dos cupcakes:



Pequenos, coloridos, encantadores. Os cupcakes (bolinhos de xícara, em tradução quase literal) existem desde o século XVIII, mas foi no XIX que conquistaram seu lugar definitivamente. Não há consenso sobre a origem do termo. “Uma corrente credita à culinarista norte-americana Eliza Leslie, que, em 1928, escreveu um livro chamado Receipts for Pastry, Cakes and Sweetmeats”, conta Daniel Aguiar, dono da Cupcakeria, de São Paulo.

Outras versões são mais difundidas. A primeira diz que o nome veio de medidas caseiras: 1 cup (xícara) de farinha ou 2 cups (xícaras) de açúcar. Foi uma verdadeira revolução para as donas de casa, já que não era necessário pesar os ingredientes como antes.

A segunda conta que os bolinhos eram assados em xícaras em porções individuais, porque o forno não comportava grande quantidade de massa de uma só vez. De acordo com esta última versão, os bolinhos, na verdade, foram evoluções dos tea cakes ingleses – que se diferenciavam por ter especiarias ou frutas secas na massa – e, mais tarde, receberam o nome de fairy cakes na Inglaterra. Seriam os ingleses os pais dos cupcakes? De certa forma, sim.

“Como a maior parte da confeitaria e padaria americana tem origem nos hábitos introduzidos por antigos colonizadores ingleses, acredito que a origem pode ter sido inglesa, mas a consolidação da receita que conhecemos hoje é produto americano”, avalia Aguiar.

Os Estados Unidos também foram os primeiros a comercializar o cupcake em escala industrial. Em 1919, a empresa Hostess lançou o Cup Cake, um bolinho com recheio e cobertura vendido em pacotes individuais.

É comum achar que a única diferença para o muffin, também individual e de origem inglesa, é o uso de confeitos coloridos na cobertura. Não é. O muffin tem a massa mais pesada. Já o cupcake tem textura de bolo. Bem fofo.

“O bolinho festivo leva decoração e, por isso, é muito mais raso. Ele não pode transbordar na forminha, porque senão dificulta o espaço para o topping (cobertura) e a pessoa não consegue morder”, lembra Cris Maccarone, chef consultora da escola de culinária Madame Aubergine.

A dica que Heloísa Rodrigues, coordernadora do curso de Gastronomia e professora de Confeitaria e Panificação na Universidade Anhembi Morumbi, dá é para tomar muito cuidado na hora de assar. “Não deixe assar demais para o bolo não perder a umidade e a casca não ficar grossa”. Outro fator importante é a qualidade dos ingredientes que são utilizados. Uma boa manteiga – e não margarina – faz toda a diferença.

Na moda

Esses pequenos doces são presença cada vez mais certa em festas infantis por ser uma ferramenta lúdica e divertida para as crianças. Há situações em que os pais contratam uma pequena oficina para animar a festa.

No lugar de alguma atração fantasiada de super-herói ou princesa, por exemplo, entra a aulinha para preparar bolos. “Os pequenos gostam porque os cupcakes parecem mágicos, como em um conto de fadas. E também por ficarem impressionados com o fato de que também conseguem fazê-los”, diz Cris Maccarone.

Nos últimos meses, eles conquistaram espaço até mesmo em casamentos, mesmo que a tradição peça os famosos bem-casados.

Apesar da relativa comoção por causa da novidade no Brasil, o cupcake é um doce muito popular, sobretudo nos Estados Unidos. Atire o primeiro confeito quem ainda não viu alguma heroína de seriado ou filme americano descarregar a dor de cotovelo devorando um desses bolinhos coloridos.

“Estudei panificação, culinária e confeitaria em São Francisco, nos Estados Unidos, e os cupcakes são muito comuns por lá. São encontrados em qualquer padaria”, conta Luana Davidsohn, que comanda a Oficina de Cupcakes.



Conheci o trabalho da Luana Davidsohn, citada acima na matéria, através do blog Mixirica, e os cupcakes dela são umas maravilhas, e parecem ser deliciosos! Na oficina, ela leva para a festa os bolinhos assados e diversas opções de cremes e confeitos, e cada um decora o seu cupcake. Ao final, as “obras-primas” são colocadas dentro de lindas caixinhas que ficam valendo como lembrança da festa! A Luana também faz cupcakes sob encomenda para casamentos, batizados, aniversários, etc.. Pena que ela trabalha em São Paulo, e não em BH... Não dá água na boca?

OBS: Todos as fotos e os cupcakes desse post são da Luana.



Contatos: Luana Davidsohn
(11) 9904 0047
Email: luanadavidsohn@gmail.com
Blog: http://www.luanadavidsohncupcakes.blogspot.com/
Sites: http://www.luanadavidsohn.com.br/ e http://www.oficinadecupcakes.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário